• Projeto Constelação

Nasce um projeto

Atualizado: 17 de Jun de 2020

A ideia de que a prosperidade é multiplicada quando compartilhada foi a base para o nascimento deste projeto. Como criar uma vida mais próspera e abundante, de recursos ilimitados e inesgotáveis, com base neste conceito?



No post inaugural deste blog é de suma importância explicar o que está por trás no nome "CONSTEL[AÇÃO]" que é o princípio fundamental dos meios de se alcançar a prosperidade.


O psicoterapeuta alemão Bert Hellinger desenvolveu uma maneira de se alcançar um novo nível de consciência através da dissolução de bloqueios existentes na nossa Mente Inconsciente, por fidelidade a padrões familiares. A esse mecanismo ele deu o nome de constelação, e segundo Hellinger "constelar não é uma técnica ou método. É um caminho. Uma transição para um novo nível de consciência."


São três os pilares da constelação:


a ordem: que implica que dentro de um sistema existe uma hierarquia a ser respeitada pela precedência de tempo, ou seja, os que integraram anteriormente no sistema têm autoridade sobre os que integraram posteriormente. Por exemplo, o pai tem precedência sobre o filho, de modo que o filho não pode intervir em assuntos de seus precedentes, e para que haja harmonia no sistema a compensação deve favorecer o que tem precedência.


o direito de pertencer: cada membro de um sistema tem o mesmo direito de pertencer, me modo que todos são protegidos da mesma maneira. Se qualquer dos membros tem esse direito negado, o sistema fará com que esse direito seja representado por outro membro, de modo que haja garantia do pertencimento de todos. Por exemplo, se um pai abandonou seu filho, e o filho nega a existência deste pai, é muito provável que o filho ou o neto repita padrões de personalidade e comportamento do pai, que teve o direito negado de pertencer (ser aceito e honrado) ao sistema.


dar e receber: para que haja equilíbrio em um relacionamento sistêmico, é de suma importância que a lei do dar e receber seja respeitada. Deve haver uma troca, uma reciprocidade e uma compensação nas relações humanas em que dar e tomar deve ser equitativo entre os envolvidos. Não havendo este equilíbrio, é muito provável que haja conflito nas relações e nos sistemas subsequentes.


A partir dessa visão de Bert Hellinger, com enfoque nas relações familiares, podemos tomar o mesmo conceito e aplicá-lo em qualquer sistema social em que haja um grupo de pessoas se relacionando. Essa visão sistêmica deve ser levada em conta quando olhamos o ambiente de trabalho e até mesmo a nossa própria psique, por exemplo.


Com base nesse princípio, desenvolvemos a ideia de que a sociedade é um grande sistema e como tal deve ser tratada. Portanto, dentro de uma sociedade cada um desempenha um papel de grande importância, cada um com sua individualidade, com seus dons, seus talentos, de modo que, quando olhamos de forma panorâmica, tudo faz sentido e entra em equilíbrio.


Cada membro da sociedade está inserido em sistemas hierárquicos de precedência, possui direito de pertencer e é regido pela lei do dar e receber.

O que você pode dar de si mesmo, para que receba abundância e viva em prosperidade? Qual o seu dom e o seu talento que pode contribuir de uma maneira benevolente com a sociedade?

O PROJETO CONSTEL[AÇÃO] acredita nesse sistema social que garante esses pilares para cada membro desde que sejam respeitados. Sendo assim, esse projeto foi desenvolvido com o intuito de criar uma rede de pessoas que doam o seu melhor para o sistema que responderá de forma recíproca.


Aliado a isso, não podemos ficar sentados esperando que as coisas caiam do céu! Toda abundância está disponível, mas devemos alinhar as nossas AÇÕES com o nosso PROPÓSITO a fim de que possamos ter acesso à infinidade de recursos do Universo.


Morgana Lourenço

29 visualizações0 comentário